Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo de um preparo culinário elaborado por Luca Abbruzzino, uma referência da cozinha calabresa
O chef Luca Abbruzzino (fotos: Divulgação)
Antes de explorarmos alguns sabores da Calabria, com a ajuda do chef Luca Abbruzzino, vale um aviso rápido: em um dos roteiros da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália, viajamos, virtualmente, pelas regiões da Sicilia e da Calabria, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).
De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Luca Abbruzzino, produzido no restaurante dele em Catanzaro, Calabria, e direcionado aos nossos seguidores. Chef do Abbruzzino, ele nos ensina a fazer bacalhau frito com cebola-roxa e cerejas (baccalà in pastella con cipolla rossa di Tropea e ciliegia in carponi).
Na Calabria, o bacalhau (u pisci stòccu, no dialeto local) é conhecido há cerca de 500 anos. Naquela época, o peixe chegou à região pelo porto de Pizzo. Ele era transportado por barcos que vinham de Nápoles, a capital do reino que compreendia o atual território calabrês. A cidade de Mammola, na província de Reggio Calabria, acabou se tornando “il paese dello stocco”, graças, sobretudo, à pureza da água da cadeia montanhosa de Aspromonte, utilizada para tornar comestível o produto, originalmente duro e seco. Nos dias de hoje, uma das receitas mais populares entre os calabreses, principalmente em Catanzaro, é o morzello di baccalà. Trata-se de bacalhau cortado em pedaços e cozido com molho de tomate, orégano, louro e pimenta vermelha; servido invariavelmente com pitta (pão crocante, com pouco miolo).
Na receita do criativo Luca Abbruzzino, o bacalhau é combinado com outros dois ingredientes muito tradicionais da Calabria: a cebola-roxa de Tropea e as cerejas, que são colhidas durante a primavera italiana. Como sabe que os brasileiros apreciam o sabor agridoce, Luca abriu mão do picante que caracteriza os pratos de sua região. Aproveite o vídeo a seguir, reproduza essa saborosa receita e buon appetito!
SOBRE O CHEF
Luca Abbruzzino
Luca, hoje com 30 anos, é considerado um dos maiores talentos da nova geração de chefs italianos. Começou a carreira dele como auxiliar do pai, Antonio, na cozinha do Abbruzzino. Em 2012, assumiu o posto principal e, no ano seguinte, conquistou a cobiçada estrela Michelin. Em 2015, Luca foi eleito Chef Revelação do guia L'Espresso e, apesar do crescente sucesso, ainda troca suas férias para realizar intercâmbio ao lado de colegas de profissão, caso de Enrico Crippa, do Piazza Duomo, na cidade de Alba, Piemonte. No ano passado, prestou consultoria em San Diego, na Califórnia, onde criou o exclusivo Arama, no interior do restaurante Il Dandy, para promover ainda mais a cozinha da Calabria. Em São Paulo, ele representou a culinária de sua região nas últimas duas edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana, em 2018 e 2019.
#lucaabbruzzino #cheflucaabbruzzino #cozinhaitaliana #cozinhadacalabria #cozinhacalabresa #culinariadacalabria #culinariacalabresa #gastronomiadacalabria #receitasdacalabria #receitascalabresas #receitaitalianacompeixe #receitasdepeixe #receitacombacalhau #receitascombacalhau #fiqueemcasa #euficoemcasa #andratuttobene
Comentarios